![]() |
Fonte: Agência de Comunicação do IFRN |
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Educação Profissional, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026.
São ofertadas até 35 vagas no total. Sendo 20 vagas destinadas ao curso de Mestrado e 15 ao de Doutorado. As vagas estão distribuídas em três linhas de pesquisa:
- Linha 1: Políticas e Práxis em Educação Profissional.
- Linha 2: Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional.
- Linha 3: História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.
Além da ampla concorrência, o edital reserva vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas (20%), quilombolas (2%) e pessoas com deficiência (5%), de acordo com a Política de Ações Afirmativas do IFRN.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet até o dia 16 de outubro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. Candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa, conforme as normas do edital.
O processo de seleção é composto por etapas eliminatórias e classificatórias. É fundamental que os candidatos anexem a documentação necessária no ato da inscrição.
Para o Mestrado, é exigida a cópia do diploma de graduação (ou declaração de conclusão em 2025) e o projeto de pesquisa.
Para o Doutorado, além do diploma de graduação, é necessária a comprovação de pelo menos um artigo publicado em periódico com Qualis mínimo B4 ou outros tipos de publicações , e o projeto de pesquisa de tese.
Os projetos de pesquisa devem ter entre 15 e 20 laudas e seguir as normas da ABNT.
Candidatos que concorrem às vagas de ações afirmativas precisam enviar documentação adicional para comprovação. Em caso de dúvidas, o edital pode ser acessado na íntegra no banner abaixo.
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário